quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Sobre o íntimo

Nos dois últimso dias tenho tentado um ócio produtivo em meu pequeno quarto no coração da cidade de São Paulo.
Dois filmes, uma mesma mensagem: nós mentimos para os outros, ou para nós mesmos, para simplesmente poder evitar de enxergar aquilo que está profundamente marcado em nós, a nossa essência.
Por que tentamos nos esconder tanto?
   Pq cobrimos cada pedacinho de nós para que os outros não vejam, não tenham acesso?
   Ainda mesmo que essa essência seja algo tão belo, digno de um filme, e lagrimas de boa aprte do público ao fim dele.
   Tive a sorte (?) de ser criada por uma mãe psicóloga, bastante experiente sobre o íntimo humano, certa vez eu disse para ela que nem smepre eu era com as pessoas quem eu realmente era, que as vezes dizia coisas q n pensava realmente, e fazia coisas q eu n qria realmente fazer, ou deixava de fazer... enfim, a minha doce mestra olhou-me nos olhos e disse, com a serenidade de quem jah teve mtos anos nesta Terra, que todos nós temos máscaras, nós as usamos para nos escondermos, pq no fundo, na essência, todos somos frágeis. Concluí que se somos machucados tão profundamente não podemos ser curados como consertamos as nossas máscaras, a cura do nosso íntimo ferido demanda muito mais que tempo e reflexões.
   Então para que serve a nossa essência? Para colocarmos em uma redoma de vidro assim com a Fera fez com sua bela rosa e consigo mesmo? Não deveríamos pelo menos. Cedo ou tarde intuimos que o que conquistamos com nossas máscaras não é sólido, não é....essencial. Não que não haja complexidade sinceridade, mas é que entre máscaras não há...realidade! Não se pode viver uma farsa embaixo de lençóis com aquele que será seu amante, companheiro...suporte. Não se pode enganar a quem amamos e a quem nos ama...as máscaras tb sofrem a ação da gravidade: sempre há um lugar que podemos chamar de íntimo e dentro desse lugar nós sempre somos nós mesmos.
    Particulamente, desde pequena escolhi meu quarto. É um lugar especial da casa para mim, não que não ame o sofá da sala, não ame a cozinha e a possibilidade de inventar maravilhas ( e desastres...) culinários por lá.... mas ;e que meu quarto.... meu quarto tem um cheiro que sempre me diz: "Entra Ana, sinta-se à vontade, exponha seu cerne, minhas paredes e cortinas são suficientemente sólidas para abrigar todo o seu Eu". Infelizmente meu quarto é um lugar bastante...singular, não é apenas onde durmo, precisa ser o lguar onde passo longo tempo, e se impregna dessa cheiro de mim que não sei definir, mas é ele o principal fator que me põe... "nua".
    Com essa pequena dificuldade, pois atualmente me vejo morando em um.... cubículo, no ql apenas durmo e passo tardes exaustas e exaustivas qndo meus neuronios pedem pausa de quimica e geografia, eu tenho descoberto outros lugares que... nos despem.
    Amigos! É incrível como sou uma completa palhaça perto daqueles com quem encontro aquela afinidade indescritível que nos torna amigos de infância na primeira hora, e o mais incrível é que essas amizades são extremamente sólidas! A minha teoria é que essas pessoas são dotadas de uma visão X-RAY (aushaushuash) que nos enxerga profundamente, e essa visão as despe para nós ao mesmo tempo. O problema é que penso que não poderemos nos esconder dessas pessoas, ainda que este seja nosso desejo. A vantagem é que nem nós, nem eles, sabemos o quão poderosa é essa visão e até onde ela é ou não verdadeira. Essa é a mágica. Mas até hoje, todas as pessoas que vi e me viram, foram dignas dessa visão.
    Os dois filmes que vi tratavam de uma personagem masculina extremamente...promíscua...e mentirosa. Um, mentia para todas as mulheres fazendo-as se apaixonarem por ele e o outro, jamais mentia para alguém, mas mentia para si sobre seus sentimentos. O primeiro, descobriu seu amor ainda menininho e teve sua chance com ela em um baile do colégio, infelizmente na adolescência somos tão inseguros, inexperientes, e ele perdeu sua chance para o "garanhão" do pedaço. Depois disso tornou-se um garanhão, teve todas que "quis" mas a que realmente amou fugiu, teve meod do que sentiu e até quando pode escondeu esse amor. O segundo, conheceu A garota na faculdade, no meio de uma festa em um... alojamneto imagino, entrou no qaurto dla e deitou-se na cama pensanod ser sua colega de quarto e ooops, n era...hehehe, forma para a sala tratar dos olhos irritados dle por um banho de perfume, ela o ofendeu sendo sincera, ele se apaixonou, ela também, ambos negaram e se tornaram melhores amigos por mais de uma década. Até qndo ela faz uma viagme de 6 semanas para a Escócia, conhece um duque e convida seu amigo par ser.... dama de honra! Ele se convence do próprio amor e luta para convence-la a aceita-lo. Poupei os finais felizes pq são bastante óbvios mas, busquei além do suspiro e da umidade nos meus olhos, algo mais... essencial sobre esses filmes.

    Espero que tenham gostado, finalmente estou de volta à ativa nos blog e dessa vez é para ficar, terão de me aguentar...hehehe, ainda que sejam meros fantasmas.
    Até a próxima reflexão.
    =**

Um comentário:

Unknown disse...

Amei de verdade esse post! Ficou muito bem escrito e claro Ana =] um tema sensacional.
Ta lindo o blog e fica mesmo! haudsahudad
beeijos linda, saudades de vc!
te amo (l)